Educação
Inscrições para o ProUni começam nesta terça-feira
Programa exige que o interessado tenha realizado a edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio
Carlos Queiroz -
O Programa Universidade Para Todos (ProUni), do governo federal, inscreve candidatos a partir de desta terça-feira (31). São ofertadas 214.110 bolsas em instituições privadas de Ensino Superior em todo o país. O programa exige que o interessado tenha realizado a edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não possua nenhum diploma em graduações. Em Pelotas, a Universidade Católica (UCPel) é a que mais oferta vagas.
Os descontos se dividem entre integrais e parciais. As oportunidades de matrícula no município chegam a 300. Destas, pelo menos 200 vêm da UCPel, em quase 20 cursos. Atualmente a instituição conta com mais de 1,3 mil alunos vinculados ao programa - 10% acima do exigido pelo Ministério da Educação (MEC) -, o que a torna a maior da Região Sul com o benefício.
Depois de participar do processo classificatório com a nota do Enem, possuir a documentação comprobatória é o que garantirá a matrícula do aluno. De acordo com a gerente administrativa do setor, Fabiane Reinhardt, o programa respeita as normas do governo e é o mais transparente possível. Mesmo assim, anualmente pessoas tentam burlar o sistema de ingresso.
Benefícios a todos
Uma dupla de jovens beneficiárias do programa fez história no Hospital Universitário São Francisco de Paula. Formandas do curso de Fisioterapia, Cassia Fagundes, 26, e Caroline Lopes, 23, expuseram em seu trabalho de conclusão de curso a importância do cufômetro - aparelho que mede a pressão do tubo respiratório - em pacientes da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Após a apresentação da pesquisa, a instituição reconheceu a importância do artefato e acabou angariando fundos para adquiri-lo.
Cássia é a primeira da família concluir um curso de Ensino Superior e sente orgulho pela realização. Há alguns meses ela fez teste para realizar sua residência médica na geriatria do hospital e garantiu a única vaga ofertada para o campo que atua.
O caso de Hugo Moraes também chama atenção. Ele veio a Pelotas matricular-se pelo ProUni no curso de Medicina apenas com uma mochila nas costas. O pernambucano de 25 anos mobilizou a administração da universidade, que o ajudou a encontrar lugar para morar ainda no primeiro dia no município. Criado em uma família de professores, sua média é a maior do curso. Nos últimos anos o estudante teve boa classificação em cinco concursos, sendo o primeiro colocado em dois.
“Estudar não é nenhum sacrifício. Troco facilmente uma festa por um plantão de 24 horas no hospital”, confessa. Hoje ele estagia em três locais na área da saúde.
Trabalhando com as bolsas desde que elas foram criadas, a gerente administrativa do setor na UCPel acredita que sua profissão é privilegiada. Ela relata que essas pessoas, normalmente sem condições de arcar com as mensalidades, acabam criando um vínculo com o setor, o que ajuda nesse processo.
Requisitos
-É necessário considerar que para a inscrição no programa a pessoa preencha pelo menos um dos seguintes requisitos:
-Tenha cursado o Ensino Médio completo ou em parte na rede pública
-Tenha sido bolsista integral em escola privada
-Seja professor da rede pública de ensino
-Tenha alguma deficiência
Bolsas integrais
No caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de um salário mínimo e meio.
Bolsas 50%
No caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de três salários mínimos.
O processo conta com duas chamadas, que acontecem nos dias 6 e 20 de fevereiro. As inscrições e o resultado estarão disponíveis no site http://siteprouni.mec.gov.br/.
O que é
O ProUni é um programa federal criado em 2004 que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário